Etapas de Formação

Cada um de nós é chamado por Deus a fazer da própria vida uma entrega. Madre Gertrudes Comensoli, fundadora da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, é exemplo desta entrega. Ela soube corresponder em plenitude ao chamado para seguir Cristo. Esta é a experiência de muitas pessoas que escutaram o Senhor.

Seguir Cristo é um caminho longo, pleno e eterno, que exige algumas etapas iniciais de formação:

Aspirantado:
Período em que a jovem é acolhida na congregação para uma experiência na formação inicial. Ou seja, ela aspira esta vida, no contato com a comunidade religiosa participando das atividades específicas da mesma. A duração desta etapa é determinada pela caminhada pessoal da jovem. 

Postulado:
Período em que a jovem postula sua vocação, a partir de uma experiência mais profunda, com a formação mais comprometida, consciente e de maior empenho. O postulado é de no mínimo 1 ano. 

Noviciado:
Etapa na qual a jovem aprofunda mais a sua escolha e deseja responder com decisão ao chamado de consagrar-se totalmente ao Senhor. A duração desta etapa são de 2 anos. 

Juniorato:
Nesta etapa a jovem vive a sua consagração ao Senhor, e vivencia na prática a vida de apostolado segundo o carisma da congregação, buscando intensificar o desejo de Madre Gertrudes: “Jesus amar-te e fazer-te amado”.

Boletim Informativo

Cadastre-se em nossa lista de emails e receba todas as notícias e nosso boletim informativo diretamente em seu email.

Desenvolvimento: Verbete Comunicação Digital