Novena de Santa Gertrudes

Nove dias com os anseios e desejos de Santa  Gertrudes Comensoli



PRIMEIRO DIA: O DOM DA EUCARISTIA

Santa Gertrudes Comensoli possuía vivíssimo sentido da presença de Jesus na Eucaristia, por isso a adoração eucarística era a constante referência do seu amor e a fonte da qual hauria a força que alimentava a sua vida. Escutemos as suas palavras:

"Jesus Cristo habita em nosso meio, para estar perto de nós sempre pronto a ajudar-nos. O amor que o mantém prisioneiro numa Hóstia, escondido dia e noite no Sacrário. Ele possui suas delícias na luz inacessível do Pai, todavia encontra suas delícias em estar com os homens. Ele tem milhares de anjos que lhe fazem coroa, porém quer homens; por isso permanece aqui, prisioneiro do amor e convida as almas a aproximar d'Ele, porque toda a sua alegria é estar com elas... Vinde matar a sede na água da vida eterna, vinde contar-me as vossas penas, vindE que vos confortai~i". (Escritos pag. 996)

Por intercessão de Santa Gertrudes Comensoli peçamos um forte amor à Eucaristia, a fim de que se torne a nossa força, a nossa consolação, a razão do nosso viver.

Dirigente: Santa Gertrudes Comensoli
Todos: Rogai por nós
Pai nosso, Ave Maria, Glória.


SEGUNDO DIA: DESEJO DE MISSIONARIEDADE 

Santa Gertrudes Comensoli era animada por um ardente amor a Deus e aos homens. Missão específica da sua vida foi aquela de expandir os confins do Reino, levando a todos os homens a mensagem de amor que brota do Custo eucarístico. Escutemos as suas palavras:

"Nenhuma outra graça vos peço a não ser a de amar-vos e poder fazer-vos amado! E se ma quereis dar a custa de sacrifícios e de sofrimentos estou pronta. Sim, meu Jesus, estou disposta a sofrer qualquer coisa e humilhações contanto que vos veja amado e adorado no vosso Sacramento de amor... Possamos nós, vossas adoradoras, ser as incendiárias, sim, as incendiárias deste fogo celeste". (Escritos pag. 72-73)

Por intercessão de Santa Gertrudes Comensoli peçamos a graça de saber viver na quotidianidade o lema que animou toda a sua existência: "Jesus amar-te e fazer-te amado".

Dirigente: Santa Gertrudes Comensoli
Todos : Rogai por nós
Pai nosso, Ave Maria, Glória



TERCEIRO DIA: ÚNICO VALOR DA SUA VIDA - DEUS! 

Santa Gertrudes Comensoli doou-se toda a Deus, único centro da sua vida, mas experimentou também a sua pobreza e as dificuldades de fazer-se toda a todos, superadas com a oração e a confiança no auxilio do Senhor Jesus. Escutemos as suas palavras:

"Jesus, eu nada tenho para vos dar, porque sou pobre; mas de vós recebi um coração que ninguém me poderá roubar. Com este coração posso amar-vos e corresponder ao vosso amor. Mas para vos amar, tenho necessidade do vosso socorro e o imploro. Tudo espero de vós, antes de tudo, a graça de vos amar de todo o coração". (Escritos pag. 100)

Por intercessão de Santa Gertrudes Comensoli peçamos a graça de saber corresponder fielmente ao amor que Deus tem por nós.

Dirigente: Santa Gertrudes Comensoli
Todos: Rogai por nós
Pai nosso, Ave Maria, Glória


QUARTO DIA: UNIÃO COM DEUS

Santa Gertrudes Comensoli estava sempre profudamente recolhida... Tudo lhe falava de Deus... A vista do campo, a contemplação da aurora e do pôr-do-sol elevavam-lhe o espírito. Quando, pois contemplava, ainda que de longe, um sino e uma igreja se lembrava que Jesus estava lá e a Ele dirigia sua férvida adoração. Escutemos suas palavras:

"...Alimenta a tua alma de oração de presença de Deus, habitua-te a viver, face a face com o amado da tua alma, oferecendo-lhe todas as tuas obras e sofrimentos de alma e de como. Apóia-te n'Ele e fica tranqüila e vive em paz, sempre de bom humor, paciente, resignada aos seus santos desejos". (Escritos pag. 914)

Por intercessão de Santa Gertrudes Comensoli peçamos a união com Deus que se alimenta com a oração contínua.

Dirigente: Santa Gertrudes Comensoli
Todos : Rogai por nós
Pai nosso, Ave Maria, Glória


QUINTO DIA: VIDA EMPENHADA ATÉ O HEROÍSMO

Santa Gertrudes Comensoli era mulher de ardente fé e de heróica esperança. Viveu, trabalhou, sofreu e conseguiu triunfar sobre inúmeras dificuldades pela sua ilimitada confiança na bondade de Deus. Escutemos suas palavras:

"Por enquanto não pensemos em nada; Jesus vê e providenciará; abandonemo-nos a Ele e peçamos-lhe toda vez que nos prostrarmos diante do altar onde Ele está prisioneiro, esperando que peçamos ajuda e graças nas nossas necessidades. Será impossível que não nos escute, não é? Peçamos com fé e confiança!". (Escritos pag. 671-672)

Por intercessão de Santa  Gertrudes Comensoli peçamos a confiança na oração a Jesus Eucaristia que se oferece incessantemente ao Pai a fim de que nos ajude em todas as nossas necessidades espirituais e materiais.

Dirigente: Santa  Gertrudes Comensoli
Todos Rogai por nós
Pai nosso, Ave Maria, Glória



SEXTO DIA: ACEITAÇÃO DO SOFRIMENTO 

Santa  Gertrudes Comensoli não se desanimou diante das dificuldades da vida, mas as aceitou com paciência, com uma grande confiança no amor de Deus que tudo sabe usar em proveito nosso. Escutemos suas palavras:

É necessário inclinar a fronte e adorar a querida vontade de Deus que tudo permite para o nosso maior bem. Estamos num mísero vale de lágrimas e de dores, será bom para nós se soubermos aproveitar suportando tudo com grande paciência e resignação... Consideremos as cruzes, as contrariedades, as lutas... toda pena, para oferecer ao Senhor a fim de que sirva para abrir-nos o Paraíso". (Escritos pag. 917)

Por intercessão de Santa  Gertrudes Comensoli peçamos a capacidade dc aceitar as dificuldades da nossa vida e de oferecer nossos sofrimentos pela salvação universal.

Dirigente: Santa Gertrudes Comensoli
Todos : Rogai por nós
Pai nosso, Ave Maria, Glória


SÉTIMO DIA: AMOR AOS PECADORES

Santa Gertrudes Comensoli tinha grande piedade dos pecadores e se prodigalizava generosamente pela sua conversão oferecendo orações, sacrifícios, sofrimentos, sua própria vida... Escutemos suas palavras:

"Se os pecadores soubessem quanto é doce e suave o jugo do Senhor, em comparação com os falsos prazeres do mundo. Como sofro ao pensar em tantas pobres almas cegas que não conhecem a bondade do Senhor, nem buscam tornar-se partícipes do seu Preciosíssimo Sangue e por isso estarão sempre separadas do seu Criador e divino Redentor. Realmente sinto partir o coração c se pudesse daria a minha vida pela sua salvação". (Escritos pag. 125)

Por intercessão de Santa  Gertrudes Comensoli peçamos a graça de saber amar, rezar e sofrer pela nossa conversão e de todos os pecadores.

Dirigente: Santa Gertrudes Comensoli
Todos: Rogai por nós
Pai nosso, Ave Mana. Glória



OITAVO DIA: ESTIMA PELOS SACERDOTES 

Santa  Gertrudes Comensoli tinha particularmente presente no coração os Sacerdotes e a Igreja. Por isso nas suas adorações eles eram objeto de particulares atenções e recomendava com insistência às Irmãs que rezassem pelo Papa, pelos Bispos e pelos Sacerdotes a fim de que sua missão se tomasse eficaz para as almas. Escutemos suas palavras:

lembrarão (as Irmãs) que é seu dever rezar pela propagação da fé, do reino eucarístico de nosso Senhor. Pedirão continuamente a Jesus verdadeiros adoradores e generosos zeladores da sua glória e do seu amor, santos sacerdotes (recomenda-se muito este ponto, por isto não deixem passar dia sem fazer, por estes, orações especiais)". (Escritos pag. 997)

Por intercessão de Santa  Gertrudes Comensoli pe çamos grande estima pelo sacerdócio e muita generosidade para animar espiritualmente e favorecer materialmente as vocações sacerdotais e religiosas.

Dirigente: Santa  Gertrudes Comensoli
Todos: Rogai por nós
Pai nosso, Ave Maria, Glória



NONO DIA: DEVOÇÃO A MARIA

"A Virgem deu em sua vida o exemplo daquele materno Meto do qual devem estar animados todos os que cooperam na missão apostólica da Igreja para a regeneração dos homens". (Cf. LG 65) Santa  Gertrudes Comensoli fez suas estas palavras, escutêmo-la:

"Considerando a vida da minha SSma. Mãe tive uma luz tão forte sobre o modo como Ela amou Jesus e quanto fazia pelos pobres pecadores, que fiquei bem humilhada. Sinto porém grande consolação porque encontrei a fonte e sinto grande confiança de ser ajudada, por isso, todo dia,. quero pedir-lhe que me ensine o modo de rezar e de amar Jesus com amor puro. Sinto que por meio de Maria SSma. conseguirei amá-lo e fazê-lo amado também por outros". (Esciitos pag. 122)

Por intercessão de Santa Gertrudes Comensoli peçamos uma filial devoção à Virgem Maria para que nos ajude a amar Jesus e a trabalhar pela salvação dos homens.

Dirigente: Santa Gertrudes Comensoli
Todos Rogai por nós
Pai nosso, Ave Maria, Glória




ORAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE

Ó Santíssima Trindade, que entre os prediletos do vosso amor escolhestes Santa Gertrudes Comensoli e a fizestes apóstola da Divina Eucaristia, guia da juventude e contorto das almas sofredoras, pela cotidiana imolação de humildade e caridade para triunfo do vosso reino de amor, dignai-vos fazer resplandecer os seus merecimentos, concedendo-nos a graça que humilde e confiante-mente vos pedimos.

Pelo coração dulcíssimo de Jesus, pelo Coração Imaculado de Maria, nossa Mãe, pelos vossos santos, atendei a nossa oração, ó Trindade amabilíssima. Amém.

Imprimatur
Belo Horizonte, 12 de outubro, 1993
Dom Sebastião Roque R. Mendes
Bispo Auxiliar de Belo Horizonte
Região Episcopal Nª Sª Aparecida

Boletim Informativo

Cadastre-se em nossa lista de emails e receba todas as notícias e nosso boletim informativo diretamente em seu email.

Desenvolvimento: Verbete Comunicação Digital