Processo de Canonização

A fama de santidade de Madre Gertrudes, se espalhou rapidamente logo após sua morte. Era grande o número de pessoas que iam visitá-la na certeza de estarem aproximando-se de uma santa. O processo ordinário informativo iniciou em 1926, a pedido de Madre Zavéria ao Bispo de Bérgamo, sua excelência Dom Luigi Maria Marelli, o qual foi deferido.

Em 1927, Dom Luigi Drago foi escolhido como postulador da Causa de Beatificação e Canonização. O processo foi aberto em 18 de fevereiro de 1928, e presidido pelo mesmo postulador. Foram necessários vários depoimentos de leigos e religiosos que conviveram e conheceram a fibra daquela grande mulher. A montagem do processo durou quatro anos. Em 21 de outubro de 1932, foi encaminhado a Roma.

Em 4 de junho de 1941, o Papa Pio XII, decretou a Introdução da Causa de Beatificação de Madre Gertrudes. Finalmente em 26 de abril de 1961, o Papa João XXIII emitiu o Decreto e reconheceu a prática de todas as virtudes em grau heróico de Madre Gertrudes que passa, então, a ser venerável. Para que uma pessoa seja proclamada santa, a Igreja exige um fato prodigioso cientificamente inexplicável.

Beata Madre Gertrudes

Este aconteceu na cidade de Turvo, no estado de Santa Catarina – Brasil, aos 26 de julho de 1979, nasceu Solano Favarim, com um problema diagnosticado "Contratura congênita das articulações coxo-femurais, hiperflexão inferiores e hipertensão das pernas sobre as coxas, associada luxação das ancas, causado por longo período de compressão fetal".

A doença da criança era muito grave levando os pais a buscarem ajuda por intercessão da Venerável Madre Gertrudes. E de modo prodigioso no nono dia da novena a criança ficou curada, sem nenhum vestígio da patologia.

Em 1980, após a declaração dos pais de Solano que haviam recebido o milagre por intercessão de Madre Gertrudes, deu-se início as documentações relativas ao milagre. O Processo seguiu todos os trâmites legais, até ser reconhecido inexplicável pelas ciências médicas, 'inspiegabile secondo i comuni canoni scientifici' ".

Em 02 de maio de 1989, a Sagrada Congregação dos Cardeais e Bispos, aprovou por unanimidade o fato prodigioso. A leitura do Decreto do reconhecido milagre aconteceu na presença de Sua Santidade João Paulo II, no dia 13 de maio de 1989, às 11:00 horas. Em 01 de outubro de 1989, Madre Gertrudes foi proclamada Beata, em uma celebração solene na Basílica de São Pedro em Roma, pelo Papa João Paulo II.

Santa Gertrudes Comensoli

Nos 12 anos que transcorreram da beatificação muitas foram as graças alcançadas por intercessão da Beata. Uma delas merece destaque: o fato prodigioso acontecido no ano de 2001, na cidade de Agnosine – Brescia – Itália, o pequeno Vasco com apenas 4 anos, retornando da escola sentiu fortes dores de cabeça, os pais preocupados levaram-no ao hospital, depois de feito todos os exames foi constato que a criança estava com meningite purulenta grave, e que só poderia ser salvo por um grande milagre.

Após poucas horas a criança entra em coma profundo, os médicos disseram que não tinham nada mais fazer pela criança. Os pais, desesperados, recorreram as Irmãs da escola onde a criança estudava, elas convidaram os paroquianos e iniciaram uma novena pedindo a intercessão da Beata Gertrudes Comensoli.

E sem nenhuma explicação dos médicos a criança voltou a si e começou a conversar com os pais. Hoje a criança está com 07 anos de idade, é uma pessoa saudável e sem nenhuma seqüela.

Aos 02 de março de 2003, a Igreja de Bréscia, juntamente com o bispo Dom Giulio Sanguineti, declarou concluído o trabalho do tribunal eclesiástico, recolhendo todas as documentações e testemunhos da cura milagrosa de Vasco. E aos 04 de março, o processo foi entregue em Roma pelas mãos do postulador Pe. Simeão. E no dia 14 de outubro de 2004, foi declarado que o fato não aconteceu por intermédio da ciência, mas sim pela intercessão de Madre Gertrudes.

E no dia 26 de abril de 2009, às 10 horas da manhã, Gertrudes Comensoli foi declarada oficialmente pela Igreja como Santa. o Papa Bento XVI a declara Santa.

Hoje podemos repetir: Santa Gertrudes, rogai por nós!

Boletim Informativo

Cadastre-se em nossa lista de emails e receba todas as notícias e nosso boletim informativo diretamente em seu email.

Desenvolvimento: Verbete Comunicação Digital