Nossa História

Nossa história tem raízes profundas...                                                           

                                                              ...62 anos de tradição na Educação! 

O atual Bairro Madre Gertrudes não passava de um terreno baldio, rodeado pelas vilas: Operária, São José, Cemig, Imperial, Moinho, Magnesita.


O Bairro tornava-se uma região de população carente, constituída por pessoas atraídas por eventuais oportunidades de emprego na então nascente Cidade Industrial. Esta, na ocasião, era constituída por algumas indústrias onde muitos operários residentes nas vilas trabalhavam.
O Bairro tornava-se uma região de população carente, constituída por pessoas atraídas por eventuais oportunidades de emprego na então nascente Cidade Industrial. Esta, na ocasião, era constituída por algumas indústrias onde muitos operários residentes nas vilas trabalhavam.
As Irmãs Sacramentinas já presentes na região perceberam a necessidade especialmente dos pais, que se ausentando do lar na busca de trabalho, precisariam de um lugar em que pudessem deixar os próprios filhos. 


A construção da Obra Social Madre Gertrudes teve início no ano de 1952. Deus, desde sempre a acompanhou com o seu amor, com a sua bênção e, sobretudo, com a sua graça em cada momento. Em 1953 uma parte da construção foi finalizada. E no dia 08 de maio de 1954 foi inaugurada. 


As Irmãs italianas, Laura Pagani e Elvira Rovaris iniciaram os trabalhos na Obra acolhendo e cuidando das crianças, filhas dos operários.

Em 1955 as atividades intensificaram-se: 70 crianças foram matriculadas na Educação Infantil, deu-se início a tardes recreativas dominicais para crianças e adolescentes, visitas domiciliares aos enfermos, catequese e um pouco depois abriu-se, também, o curso de Corte e costura para jovens e senhoras.

Em 1961 deu-se início ao Ensino Fundamental, mais tarde fez-se parceria com o Estado: a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo ofereceria o prédio e o Estado, o corpo docente.


No ano de 1972 alugou-se parte do edifício para uma Escola de Ensino Médio. De 1978 a 1991, por motivos internos e externos, a escola (Ensino Fundamental) viu-se obrigada a fazer uma pausa no seu trabalho. As Irmãs, no entanto, mantiveram com eficiência e amor a Educação Infantil. 


Elas, com zelo, dedicaram-se à catequese nas Paróquias, à organização da liturgia e à difusão do culto Eucarístico através de Cenáculos Eucarísticos, Círculos Bíblicos e grupos de Adoradores. 

No ano de 1992, começou gradativamente a ser implantado o Ensino Fundamental I, pois a população local pedia uma Educação mais sólida de acordo com os princípios cristãos. 

Atualmente a Escola oferece ensino de qualidade do Maternal II ao 9º Ano do Ensino Fundamental, horário integral para as crianças do maternal II ao 4º Ano do Ensino Fundamental e aulas extras como balé, natação, futsal e música.

Desenvolvimento: Verbete Comunicação Digital