Depoimentos LAAS

Confira abaixo depoimentos de alguns participantes do LAAS

Foi num dia de domingo no final de uma Missa, no ano 2000 que ouvi a Ir. Margarida insistir ao microfone para que participássemos de uma reunião para conhecer o que era ser membro do LAAS (Leigos Associados Adoradores Sacramentinos), e com voz firme realçava a alegria de ser Adorador de Jesus Sacramentado. Fiquei com aquele convite na cabeça, dentro de mim, mesmo sem perceber, sem saber direito colocava diante de Deus e logo depois a irmã viria falar comigo. Na semana seguinte lá estava eu, minha mãe e outros na ‘tal reunião’.

 

E foi assim dando passos inseguros, pois tudo era novidade, que fiquei conhecendo melhor o que é ser um associado ao Instituto das irmãs Sacramentinas de Bérgamo e o porque de estarem partilhando com os leigos seu carisma: “Adoração, Identidade Eucarística”. Vejo como uma grande graça de Deus, um carinho especial confiar a missão de viver o lema da Fundadora, a Bem-Aventurada Gertrudes Comensoli, “Jesus amar-Te e fazer-Te amado”, à nós de uma Pequena Paróquia de Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.  O primeiro grupo teve início em 1999 que confirmavam o seu sim levando a todos o amor à Eucaristia. Logo depois foi a nossa vez, eu faço pertenço ao segundo grupo, que no dia 26 de novembro de 2000 com mais 11 pessoas nos uníamos as que já bebiam desta fonte.

 

As quintas-feiras para nós é sempre um dia especial onde de 19 às 21 horas nos reunimos para adorar o Senhor. Diante de Jesus Eucaristia somos abastecidos, iluminados e mais uma vez temos em nossos corações a frase que a Bem Aventurada Gertrudes Comensoli vivia cotidianamente: “Iluminados para Iluminar”.  Quem nos ilumina é Jesus e é por isso que não podemos guardar essa luz só pra nós, temos de ir ao encontro do outro. “Iluminados para Iluminar” vem ao encontro da essência da vocação humana e cristã, iluminados por Jesus que deve ser luz na minha vida, e dar frutos, não posso guardar para mim.

 

Somos mais do que nunca chamados a ser ‘Discípulos-missionários’ , quando deixamo-nos conduzir por essa luz que é Jesus.  “Iluminados para Iluminar” é ser presença, é partilhar, é ser comunidade viva em comunhão com Cristo. Louvado Seja Jesus Sacramentado!

 

Ângela Fernandes  - (Oswaldo Cruz - RJ)

 

 

Nosso grupo conta com 66 pessoas que se reúnem todas as quintas-feiras para um momento de Adoração e louvor com nossa comunidade paroquial, onde todos participam com grande entusiasmo, é o momento também de nos revezarmos de dois a dois no genuflexório para a Adoração pessoal. Todos os meses temos uma reunião formativa, este ano estamos refletindo e estudando o Manual do Associado. Nas reuniões percebemos que o grupo está muito empenhado em aprender e conhecer a espiritualidade eucarística mais profunda da congregação, fazemos também da reunião um momento de encontro dos adoradores, onde percebemos muito carinho e amizade entre todos.

 

Arlete Barros - (Oswaldo Cruz - RJ)

 

 

Na minha caminhada, antes de conhecer o grupo LAAS, numa quinta-feira, dia de confissão comunitária, percebi algumas pessoas usando camisas iguais. Estavam de par em par, dirigiam-se ao genuflexionário e se ajoelharam para adorar Jesus Eucarístico. Fiquei encantada e curiosa, com vontade também de me ajoelhar lá, mas vi que não podia, pensei comigo: um dia eu estarei lá. E num belo domingo, ao subir a rampa da igreja para a missa, Ir. Margarida me convidou para fazer parte do Grupo LAAS.

 

Consequentemente, tudo se esclareceu para mim. Fiz a formação juntamente com meu marido. Deus é tão bondoso que nos chamou juntos! “Iluminados para iluminar”, já dizia Santa Gertrudes Comensoli, diante de Jesus Eucarístico nos sentimos fortalecidos e iluminados. Somos chamados a levar o amor e essa luz que é Jesus, para as pessoas que não conhecem o grande amor de Deus por nós.

 

Jesus tem derramado tantas graças na minha vida. Não só na minha, mas na da minha família. Posso falar como Santa Gertrudes “As graças que o Senhor derramou na minha vida são tantas e tão grandes, que me seriam impossíveis de descrevê-las”. Sinto-me feliz e agraciada por Deus por ele ter me chamado para fazer parte, como leiga adoradora, da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo e poder partilhar com o carisma. Como leiga e adoradora busco sempre uma Espiritualidade eucarística mais profunda. Louvado seja Jesus Sacramentado! Para sempre seja louvado!

 

Fátima Cruz - Oswaldo Cruz - RJ

 

 

Quando minha esposa Fátima, aceitou o convite da Ir. Margarida para fazer parte do grupo do LAAS , também me chamou para participar, fato ocorrido no final de 2001. A motivação do meu sim aconteceu quando estava na igreja e acompanhei com olhos atentos a movimentação e a participação de um grupo uniformizado que adoravam de joelhos, em silêncio ou com cantos de louvores ao Santíssimo Jesus Sacramentado exposto no altar e enquanto acontecia essa manifestação de oração e adoração, observei que o Sacrário permanecia aberto.

 

Então lembrei do meu primeiro contato com Santíssimo, foi no salão da igreja acontecia uma festa religiosa com a presença desse grupo, foi quando minha esposa Fátima me chamou para ir até o Santíssimo e me pediu para tocá-lo, com as mãos estendidas e tremulas toquei no Santíssimo ali exposto, de imediato senti que algo acontecia dentro do meu ser, foi como trovão dentro de meu coração, acelerando cada vez mais as minhas palpitações, assim coloquei diante do Santíssimo a minha Fé, minha Humildade, minha Confiança e meu Amor, sai do salão me sentido outra pessoa e entendi o porquê fui “escolhido” antes de escolher e dei o meu sim.

 

Agora, eu entendo o que a Madre Gertrudes Comensoli hoje Santa Gertrudes quis nos dizer o sentido dessa frase, “Jesus mesmo prisioneiro no seu Sacrário tem um grande amor por todos nós...”.
Conforme minha narrativa acima, a minha participação com os irmãos (a) membros do LAAS é muito gratificante, todos são valiosos na minha caminhada.
É com grande alegria, que posso dizer às bênçãos que recebi nesta caminhada e meu crescimento na espiritualidade.

 

Temístocles G da Cruz. (Telmo - Oswaldo Cruz - RJ

 

 

 

Somos felizes por pertencemos a esta grande família! 
Envie-nos o seu depoimento!

Boletim Informativo

Cadastre-se em nossa lista de emails e receba todas as notícias e nosso boletim informativo diretamente em seu email.

Desenvolvimento: Verbete Comunicação Digital