Educação e Projeto Educativo das Irmãs Sacramentinas

"Se educa não só ensinando, mas amando" (Madre Gertrudes)

A ação educativa desenvolvida pelas "Irmãs Sacramentinas de Bérgamo", em suas próprias escolas ou naquelas que dirigem se situa no interior da missão evangelizadora da Igreja e se insere ativamente na vida da comunidade cristã e civil. Tal empenho educativo, expressão do mandamento confiado diretamente pela Igreja à Congregação, atua-se segundo as orientações da escola católica e desenvolve-se à luz e com a sensibilidade que brotam do carisma.



Filosofia do projeto Educativo das Irmãs Sacramentinas:

As Irmãs Sacramentinas e aqueles que condividem sua obra, empenham-se em formar fortes personalidades cristãs que saibam promover, na comunidade social um mundo mais humano segundo o desígnio de Deus.

  • Eduquem antes de tudo com a exemplaridade de vida, lembrando que "se edifica mais calando e agindo que pregando sem agir";
  • Acolham cada discente na singularidade de seu ser e lhe acrescentem as riquezas pessoais, individualizando as intervenções segundo "a índole e o temperamento" de cada um;
  • Manifestem sabia esperteza em entender as necessidades de cada um e delicada atenção em "aproximar-se de maneira cativante e inteligente";
  • Persigam as metas educativas conjugando amor, doçura e firmeza no respeito aos tempos de amadurecimento de cada discente;
  • Doem sincero afeto e eduquem a uma liberdade sadia, favorecendo relações profundas, ajudando a crescer na dimensão espiritual, transmitindo uma intensa devoção à Eucaristia;
  • Educam para viver os fundamentais valores éticos e cristãos: respeito pela própria vida e pela dos outros , justiça e caridade, paz e perdão, amizade e solidariedade, sinceridade e honestidade, simplicidade e gratidão (Projeto Educativo Irmãs Sacramentinas).

Baseando-se nesses princípios podemos dizer: Educar é tarefa essencial e urgente mais do que nunca. Mas quem nos ensina a educar? Para nós que queremos segundo as exigências evangélicas, devemos nos lembrar daquele que nos ensina a educar: Deus. É Ele que nos torna verdadeiras educadoras. Em Cristo Jesus temos um modelo "concreto" para o nosso educar.

Então refletindo sobre Deus educador saberemos também chegar às conseqüências que derivam de cada caminho na educação - formação. O caminho educativo não é fácil, nunca se desenvolve tranquilamente: é marcado pela resistência e pela rebeldia. Porém quando o fazemos com amor isso nos dá a segurança de que o nosso trabalho não foi em vão, mas sim produzirá frutos, podemos até não vê-los, porém eles chegarão.

O serviço apostólico da Irmã Sacramentina acontece na catequese, no oratório, nas obras sócio-assistenciais, na atividade missionária, mas, sobretudo, na escola. Paramos sobre essa última realidade que caracteriza boa parte do nosso serviço- missão. As nossas constituições focalizam que somos empenhadas na "educação- instrução cristã dirigida em primeiro lugar à juventude" (Const. Nº 4); que particular importância entre os meios de comunicação desempenha a escola, que entra na missão salvífica da Igreja e particularmente na exigência da educação para a fé.

A atividade educacional na escola é verdadeiro apostolado enquanto é considerada um meio privilegiado através do qual conseguir o fim da missão da Igreja: o anúncio evangélico e a promoção do homem.

Concluindo podemos dizer que educar é coisa do coração... E é Deus quem nos coloca nas mãos as chaves, basta com o nosso carinho e amor abrir o coração de cada educando e de cada pessoa que encontramos e fazer desabrochar nele suas potencialidades. Como já falamos acima isso comporta sacrifícios, mas que os frutos virão depois.

Boletim Informativo

Cadastre-se em nossa lista de emails e receba todas as notícias e nosso boletim informativo diretamente em seu email.

Desenvolvimento: Verbete Comunicação Digital