Romaria do LAAS à Aparecida do Norte

Dia 12 de outubro de 2016, por ocasião da Festa de Nossa Senhora Aparecida, foi oficialmente aberto o Ano Nacional Mariano, instituído pela CNBB.

O objetivo dessa iniciativa, segundo Dom Damasceno, é que seja uma oportunidade para que as comunidades cresçam na devoção à Mãe de Deus e no compromisso de vivenciarmos o mandamento da Virgem Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” (Jo 2,5).

Há 300 anos, na então Vila de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, foram convocados à fornecer peixes para um banquete em homenagem ao Conde de Assumar, governador da província de São Paulo e Minas Gerais. Eram tempos difíceis. O rio Paraíba do Sul estava escasso de peixes. Depois de muitas tentativas fracassadas, chegaram ao Porto de Itaguaçú. João Alves lançou a rede mais uma vez e novamente os peixes não vieram, mas, para surpresa de todos, ele apanhou uma imagem de Maria sem a cabeça. Lançou a rede novamente e pegou a cabeça da mesma imagem e depois disso, milagrosamente, os peixes vieram em abundancia. Os pescadores guardaram piedosamente a imagem e a levaram para casa cuidando dela e com grande devoção passaram a recorrer à sua intercessão. Milagres foram acontecendo, a história da aparição de Nossa Senhora foi se espalhando e logo, pessoas de todas as partes do Brasil, começaram a vir ao encontro da Mãe Aparecida, em busca de graças e consolo para sua vida. Hoje, esta imagem, ocupa um lugar muito especial no coração de cada devoto e está guardada no Santuário Nacional de Aparecida. Em 1929 Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI.

Dia 30 /04/2017 realizamos a Romaria das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo e do LAAS à Aparecida do Norte. É sempre uma grande emoção ir à casa da Mãe, lá nos sentimos acolhidos, amados,e atendidos. Fomos demonstrar nossa gratidão à Virgem Maria que há 300 anos, vem dispensando abundantes graças ao povo brasileiro, por sua maternal intercessão.  

Após a missa fomos para o ponto de encontro na Tribuna do Papa. Com o tema Maria Sacrário vivo da Eucaristia, refletimos sobre o Ano Mariano, o encontro da imagem pelos humildes pescadores, e as palavras de devoção à  Virgem Maria, pronunciadas por Santa Gertrudes Comensoli. Como recordação deste Jubileu recebemos um pequeno pote para colocarmos nossas orações, pedidos e agradecimentos ao passarmos em frente ao nicho onde está guardada a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Após fizemos a Via Sacra especial sobre o Ano Mariano e rezamos o terço.

“Fazei tudo o que Ele vos disser.” Não faltará alegria na vida se todos fizerem o que Jesus ensinou!

Boletim Informativo

Cadastre-se em nossa lista de emails e receba todas as notícias e nosso boletim informativo diretamente em seu email.

Desenvolvimento: Verbete Comunicação Digital